"Decoreba" - Estudo Errado!

Com Base no vídeo, onde podemos ouvir e refletir as palavras do cantor e compositor Gabriel “O Pensador”, podemos observar em critica do Autor, a embrutecedora forma de estudo que nos envolve cada vez mais, tanto nas salas de aula, como em nossas casas, onde o professor vai à escola apenas para martelar sobre assuntos, muitas vezes antigos e monótonos, sem explicar e aprofundar de forma correta sobre os mesmos, forçando assim, aos alunos, decorarem todo o conteúdo de forma errônea, para desse modo obterem notas altas, fazendo a alegria de seus pais, que buscam ver os filhos com grandes resultados sempre, sem se preocupar com o verdadeiro aprendizado.
É comum vermos no nosso cotidiano, pais que inúmeras vezes colocam seus filhos de castigo, por tirarem notas baixas, retirando assim bens e lazeres dos filhos, entretanto, mais uma vezes os “pobres de ensino” por não encontrar alternativas para a resolução desse problema, acabam tendo que usar o método exposto por seus professores, “Decoreba”, para melhorar o seu desempenho, porém não adquire conhecimento algum sobre os temas propostos, o que na Escola de hoje tem grande e desnecessário valor, onde o Aluno entra sem Saber e sai sabendo Nada, ou seja apenas passa anos na escola decorando as coisas e sai sem conhecimento algum.
Já os professores, não ensinam da forma correta, enche os alunos de assuntos teóricos, onde em vários casos o próprio professor não conhece, decorando-os para repassar aos alunos e acabam cobrando dos alunos uma simples Avaliação Decoreba dos fatos e meios, não aprofundando e ensinando por completo sobre os temas, o que faz o aluno ganhar notas extremamente altas, sem ter desempenho para tanto, criando um vício entre os alunos, onde o verdadeiro significado da escola deixa de ser “Aprender” e passa a ser “Decorar para Pasar”, desmotivando arbitrariamente o estudante, chegando a ser comparados com Amebas, seres não pensantes, levando em consideração que ao decorar com certeza conseguirá ser aprovado.
Creio que a Educação em nosso país está cada vez pior e precisamos com uma certa urgência mudar esse quadro; Pais podem e devem sim cobrar de seus filho, porém com mais clareza, não se preocupando somente com notas regulares e sim com o aprendizado dos mesmos, para enfim cobrar de seus professores , que por sua vez devem modificar o método em que o ensino está sendo repassado, não desgastando os respectivos alunos, visando temas atuais e que os preparem para as batalhas que encontrarão na vida. Necessitamos de uma “Escola Nova”, onde além de fazer amigos, esses jovens possam crescer socialmente e profissionalmente, compartinhando com os outros o desejos em estudar para ser alguém e a excelente forma de Saber que veio a adquirir, tendo sempre em vista que a escola é o seu segundo lar, preparando e construindo o seu futuro.

Rafael Araujo

14 comentários:

  1. Julio disse...:

    E oq será do nosso futuro né ?
    `
    Parabéns pela postagem! mto boa!
    Conteúdo é tudo!

    http://www.pescando-estrela.blogspot.com/

  1. kbritovb disse...:

    me lembro de um video que vi do Felipe Melo que ele fala que a única forma de melhorar essa merda de país é melhorando a Educação
    e todo mundo sabe disso mas ninguém parece se importar de vdd ¬¬

  1. Unknown disse...:

    auahuaha
    eu decorava demais... kkkkkkkkkkkk

    ai ai

    ah mas quando somos jovens só queremos é curtir bom na maioria das vezes, só quando percebemos que a vida é diferente comecamos a pensar diferente.

    belo post

  1. Rart og Grotesk disse...:

    o ruim disso é que quando decoramos, rapidamente esquecemos...é um conhecimento temporário. Quando realmente aprendemos, dificilmente esquecemos.
    ótimo blog!
    vou seguir
    se quiser, conheça o meu http://artegrotesca.blogspot.com
    bjus

  1. Unknown disse...:

    Fala xará!

    é, vamos ver se com o próximo fdp que entrar no poder faz isso UAHUAHUAHAUH


    abraço


    www.suportedamente.blogspot.com

  1. Carla Reichert disse...:

    Ótimo assunto da postagem. Tenho um filho de 13 anos. Concordo perfeitamente com vc. Os professores entram na sala, JOGAM A MATÉRIA nos alunos simplesmente seguindo o livro e escrevendo, quando escrevem qualquer coisa no quadro. Nada novo, nenhum método eficiente de ensino.Poucos professores conseguem passaar a matéria com originalidade e entusiasmo, buscando assim o interesse e atenção do aluno na sala. O que vemos é apenas blablabla. Assim, só precisamos do livro, pq até o professor ficou obsoleto no ensino.É só abrir e decorar o livro. O adolescente hoje precisa de novos métodos sim, na era da internet as aulas não podem mais ser como 20 anos atrás.
    Te seguindo tmb
    aqui meu blog.
    abraços.
    muito bom.

  1. Carla Reichert disse...:

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    desculpe, meu blog

    continuarei acompanhando...

  1. Hemmely disse...:

    isso é vdd .. a educação é mt precária e usa de métodos mais precários ainda.
    se quisermos alguma mudança no país deve se começar pela educação .. ela é a base de tudo e de todos :)
    -
    VISITE:
    http://amyfeelings.blogspot.com/

  1. KGeo disse...:

    o negocio n é só entregar o livro para um criança mas fazer com que ela se interesse pelo livro

  1. Samarav disse...:

    por isso que muita gente vai pro exterior estudar.
    a musica diz muito.

  1. Anônimo disse...:

    "Brasil caiu do 76º para o 88º lugar entre 128 países, ou seja, desceu 12 posições no índice de educação feito pela Unesco, que é o órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) para a educação e a cultura" Folha Online (21/01/2010).
    Ta cada dia pior enquanto não houver proposta de mudança para daqui 100 anos alguém mudar estaremos caindo em um poço sem fundo!!!


    legal seu blog dá uma passadinha no meu lá tem muita coisa interessante:
    http://apertab.wordpress.com/

  1. Bom passei por aqui para dizer que estou te seguindo! Visite meu blog tbm!

    http://elisamarianascraps.blogspot.com

  1. Braccini disse...:

    Cara, a vida inteira de colégio foi na base do decoreba e colas...
    Aos trancos e barracos deu certo pra mim! rsrsrsrsrsrsrs
    Bacana demais seu blog!
    Estou seguindo-o!
    http://vbraccini.blogspot.com/
    Se quiser retribuir, fique à vontade!
    Abraços!

Postar um comentário

 
Mania de Rafa © 2012 | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score